Focado no desenvolvimento urbano sustentável e alinhado com a tendência mundial, a Prefeitura Municipal de Maringá, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM) reconhece a importância e incentiva boas práticas que contribuam para a construção de uma cidade sustentável.

Para ser reconhecida como uma cidade sustentável é preciso desenvolver a responsabilidade ambiental, economia sustentável e a vitalidade dos espaços urbanos, sempre pensando em suprir a necessidade da geração atual sem comprometer recursos e a capacidade de atender as necessidades futuras.

Além disso, não se pode esquecer que uma cidade sustentável precisa englobar em seus trabalhos as premissas da Agenda 2030 para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesse contexto, surge o Selo Ipê, que reconhece e sela instituições, empresas, edificações e eventos que possuam boas práticas ambientais e sociais, que contribuam para construção de uma cidade sustentável e um futuro melhor. Além dessas quatro categorias, o Selo Ipê também uma categoria especial, a carbono neutro, que será utilizada para reconhecer atividades e ações que buscam a redução das emissões de carbono, bem como a compensação das emissões.

Categorias

Niveis

ASPIRACIONAL

BRONZE

PRATA

OURO