A primeira infância é considerada o período de vida que vai da gestação aos 6 anos de idade, quando as crianças têm suas primeiras experiências e contato com o mundo e com as pessoas. As experiências e descobertas desse fase são levadas por toda sua vida.
O cuidado com a primeira infância envolve também estender o olhar para os seus cuidadores.A OMS junto à Unicef e ao Banco Mundial lançou um guia que orienta o Cuidado Integral para o desenvolvimento primeira Integral a partir de uma rede de cuidados que envolvem os eixos de educação infantil, saúde e nutrição, segurança, proteção e parentalidade. Promover a saúde e o bem-estar de crianças pequenas é parte fundamental para atingir os Objetivos do desenvolvimento Sustentável da agenda 2030. Além disso,
Diversas são a as ações que o município já adota em relação às crianças e ao adolescentes, no entanto, para sejam efetivas, as políticas públicas devem estar integradas e coordenadas. Nesse contexto, surge o projeto “A Cidade Planejada para a Primeira Infância” que tem como principal objetivo trazer essa discussão para o planejamento urbano do município, integrar discussões e agendas, e pensar a cidade que inclua, promova bem-estar e auxilie o desenvolvimento dos pequenos.
Parte-se dos questionamentos:
“Como é uma cidade boa para as crianças?
Como se vê a cidade a partir de uma altura de 95 cm? (Altura média de uma criança de 3 anos)
A cidade inclui ou exclui os pequenos? Ela ajuda no seu desenvolvimento?
O brincar destas crianças é livre, ou está enclausurado?”
O projeto também se inspira nos estudos do economista James Heckman (ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2000) que afirma que investir no desenvolvimento da Primeira Infância é um dos melhores investimentos que se pode fazer para impulsionar o crescimento econômico, promover sociedades pacíficas e reduzir a desigualdade social.
Quanto mais cedo o investimento, maior o retorno sobre o mesmo.