PESQUISA INDUSTRIAL

MARINGÁ - 2020

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM) realizou pesquisa inédita sobre a indústria local. O estudo mapeou as estruturas básicas do segmento para definir estratégias de valorização convergentes com a Agenda 2020 da Organização das Nações Unidas (ONU).  

 

O estudo identificou as características básicas do segmento, o perfil da qualificação profissional, o modelo de gestão aplicado, a ocupação territorial, entre outras informações. Os dados colhidos pela pesquisa buscam ainda convergir para o modelo de desenvolvimento contido na Agenda 2030 da ONU, que prevê a industrialização inclusiva e sustentável com base em infraestruturas resilientes, ou seja, capazes de se recuperarem rapidamente de situações extremas, como desastres naturais. A Agenda faz parte dos Objetivos Sustentáveis da Organização das Nações Unidas.

A pesquisa utilizou a base do cadastro de empresas da prefeitura, disponível no sistema tributário e contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Durante a fase de coleta de dados também foram consultados sindicatos e associações representativas do segmento industrial.