TRILHA DAS MEMÓRIAS

Abrindo as ações da Semana do Turismo de Maringá na tarde desta sexta-feira, 24, maringaenses e turistas participaram da Trilha das Memórias, um passeio em alguns pontos turísticos da cidade, como a Catedral, que compõem a proposta do mote da semana, que é Vivendo Maringá. Por meio de QR Code, o visitante obtém informações históricas e participa de uma dinâmica de game online.

A ação foi organizada pela Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Comunicação e Turismo de Maringá. Gerenciada pelo diretor de Turismo Helmer Romer, a trilha se iniciou no totem da Catedral e percorreu alguns pontos espalhados pela região do Eixo Monumental, no Centro de Maringá. Em referência à Semana de Turismo, o primeiro projeto de áudio “Ao Pé do Ouvido” é o “Vivendo Maringá”, são programetes que funcionam como visitas autoguiadas dos principais pontos turísticos da cidade, criado após assinatura do Termo de Cooperação Técnica em parceria entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá, SIACOM e Universidade Estadual de Maringá.

“A Gestão Ulisses Maia tem como foco atrair pessoas do mundo todo aqui em Maringá, que já foi conhecida pelo seu potencial no turismo de negócios e agora está mostrando o seu potencial turístico em várias frentes”, disse o vice-prefeito Edson Scabora.

O projeto Trilha de Memórias ficará durante 30 dias disponível para os interessados em participar do tour dinâmico, que funciona também como um jogo de tabuleiro virtual que favorece a revisitação de Maringá. Não à toa, a trilha ganhou o nome de Rota da Redescoberta e outras duas trilhas podem ser feitas: a Rota das Migrações, no Parque do Japão, e a Rota Jornada, que deve ser feita de bicicleta em trechos da ciclovia da Avenida Brasil.

São parceiros da Semana do Turismo de Maringá o Conselho Municipal de Turismo (CMTur) e o Sebrae, com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Convention & Visitors Bureau, Rede de Turismo Regional (Retur) e Pastoral de Turismo.

Além do vice-prefeito de Maringá, participam da Trilha das Memórias secretários municipais, os vereadores Sidnei Telles e Paulo Biazon, a presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Maria Iraclézia e representando a diretora-presidente do IPPLAM, Bruna Barroca, a diretora de Projetos Territoriais, Fernanda Maróstica, e Paloma Carpena, diretora de Desenvolvimento Econômico.