top of page

Prefeitura realiza audiências públicas sobre criação de eixos de comércio e serviços

Felipe Augusto



A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), realiza neste mês quatro audiências públicas para discutir a criação de eixos de comércio e serviços (ECSE) em seis vias da cidade. Os encontros serão nos dias 23, 24, 25 e 30 de outubro, às 19h, em escolas municipais da cidade (confira a programação abaixo). As inscrições serão feitas nos locais, antes do início das audiências.


Para melhor análise de cada território, as vias passarão pelas Assembleias de Planejamento e Gestão Territoriais (AGPTs), que correspondem a cinco áreas divididas da cidade. As ruas Darcy Vargas (APGT1), Dr. José Haddad (APGT4), Ponta Grossa (APGT5), Jacob Porsak (APGT5), Pioneiro Ovídio Biaggi (APGT5) e Maria Napoleão dos Santos (APGT4 Distrito de Iguatemi) serão analisadas nas audiências públicas. Os documentos com todo o processo estão disponíveis no site (clique aqui).


Com a criação do eixo de comércio e serviços, uma via originalmente planejada para ser residencial passa a contar com estabelecimentos comerciais e de serviços, seguindo as normas do Plano Diretor Municipal. As vias poderão contar com atividades de pequeno porte comercial e que sirvam de apoio à área residencial, que fazem parte da classificação E desse eixo (clique aqui e acesse a lista completa de atividades, entre as páginas 334 e 353).


A diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca, destaca que as audiências públicas seguem a determinação da lei municipal, que incentiva a participação popular. “Nossa intenção é promover a participação popular na elaboração e avaliação de políticas públicas de desenvolvimento urbano que impactam diretamente na vida das pessoas”, afirma.


Os participantes inscritos terão a oportunidade de opinar durante as audiências públicas. Há, ainda, a possibilidade de enviar sugestões por e-mail (ipplam_planejamento@maringa.pr.gov.br). Após as audiências, o conteúdo do processo será reunido e encaminhado para a Câmara Municipal de Maringá, para votação.


Programação das audiências públicas: Segunda-feira, 23, às 19h AGPT1 Rua Darcy Vargas Local: Escola Municipal Odete Ribaroli Gomes de Castro (Rua Saint Hilaire, 1080 - Zona 5) Terça-feira, 24, às 19h APGT4 Rua Dr. José Haddad Local: Escola Municipal Oscar Pereira dos Santos (Rua Petúnia, 239 - Jardim Industrial) Quarta-feira, 25, às 19h APGT5 Rua Ponta Grossa, Rua Jacob Porsak e Rua Pioneiro Ovídio Biaggi Local: Escola Municipal Pioneiro Manuel Dias da Silva (Rua Pion. Sebastião Alves Ramos, 116 - Jardim Paraíso) Segunda-feira, 30, às 19h APGT4 Distrito de Iguatemi - Rua Maria Napoleão dos Santos Local: Escola Municipal Paulo Freire (Rua Amélio Barbosa, 1334)

Σχόλια


Post: Blog2_Post
bottom of page