top of page

Prefeitura de Maringá e Governo do Paraná debatem a destinação de resíduos urbanos

A Prefeitura de Maringá recebeu, na manhã desta quinta-feira, 7, engenheiras da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest). O encontro debateu parcerias para destinação correta de resíduos urbanos. Foi elaborada uma carta de intenção para ações em conjunto. Para o Município, a parceria é importante, já a sustentabilidade será fundamental para que Maringá mantenha o status de melhor cidade para viver no Brasil e alcance o título de Cidade Classe Mundial.


Participaram, a engenheira ambiental, Nathalia Zancarli, e a engenheira química, Ana Caroline Patutski, da Sedest. Houve troca de informações com a apresentação de programas de Maringá e do Governo do Estado na área de resíduos. Na pauta, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, eco pontos, logística reversa, Educação Ambiental, Lixo 5.0, consórcios regionais, entre outros.


A secretaria de Infraestrutura de Maringá apresentou projeto para uso de resíduos da construção civil na manutenção de estradas rurais e mostrou a necessidade da compra de um equipamento para triturar esses materiais. A cidade movimentou 10,8 toneladas de resíduos sólidos de construção civil entre outubro de 2020 e setembro de 2021.


O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) apresentou planos e projetos como o site como o mapa dos pontos de descarte de resíduos, coleta seletiva, entre outras ações já implantadas pela gestão Ulisses Maia e que são exemplos de sustentabilidade e serviços para a comunidade.


A secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar apresentou como funciona a central de compostagem, hortas comunitárias e o viveiro comunitário. Maringá conta com 39 hortas comunitárias, entre outros projetos que atendem e geram renda para 1,2 mil famílias.


A Secretaria de Limpeza Urbana anunciou que Maringá coleta 400 toneladas de resíduos diariamente, sendo que 7% é reciclado. Há projetos para ampliar essa reciclagem. E a parceria com governo estadual é um dos meios.


Participaram os secretários municipais de Infraestrutura, Carlos Henrique Cardoso; de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo; de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Francisco Favoto; e a diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), Bruna Barroca; e também superintendentes e diretores das referidas pastas.





Post: Blog2_Post
bottom of page