Prefeitura de Maringá realiza conferência pública sobre ordenamento territorial

(foto Rafael Silva) A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), recebe sugestões da população para fazer projetos e preparar o desenvolvimento da cidade para o futuro, por meio de conferências públicas. A próxima será nesta segunda-feira, 1º de agosto, às 18h30, na Câmara de Vereadores, e abordará o ordenamento territorial, com foco nas vias e loteamentos do perímetro urbano.
O objetivo é tratar de áreas e vias públicas, diretrizes viárias, alteração de macrozoneamento, de parâmetros urbanísticos, entre outros. “Elaboramos políticas de desenvolvimento urbano. Por isso, é importante a participação da comunidade nessas audiências. Precisamos saber quais as demandas e necessidades de toda a cidade, do centro aos bairros e distritos”, explica a diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca.
Participarão do evento representantes de empresas, movimentos populares, entidades de trabalhadores, ONGs, entidades acadêmicas e de pesquisa e gestores municipais, com direito a voto, além de cidadãos com direito à voz. A participação é gratuita e as inscrições já foram encerradas.
As conferências públicas do Ipplam estão baseadas nas leis 632/2006 e 8508/2009, que indicam o desenvolvimento e expansão urbana.
AÇÕES - No mês passado já participou do evento “Diálogos Abertos”, do Fórum Unicidades, e de audiência na Câmara de Vereadores sobre edificações para fins religiosos. Após a audiência sobre ordenamento territorial, será realizada no dia 8 de agosto uma outra reunião pública sobre a criação do Eixo de Comércio e Serviços.