Prefeitura de Maringá participa de congresso mundial de cidades inteligentes


Representando a Prefeitura de Maringá, o prefeito Ulisses Maia integra a comissão da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) no Smart City Expo World Congress, o maior congresso de cidades inteligentes que este ano acontece em Barcelona a partir desta segunda-feira, 15.


Pela programação, o Líder do Executivo maringaense já visitou a Prefeitura de Barcelona, considerada referência internacional em cidade inteligente, urbanismo e inovação.

Estamos conhecendo mais sobre direitos digitais e urbanismo tecnológico, para a construção de uma cidade mais humana, solidária, justa e inclusiva. Alguns conceitos de smart city que estamos trabalhando para construirmos em Maringá”, disse Ulisses Maia.



A comissão, que conta com a diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá, arquiteta Bruna Barroca, também conheceu uma superquadra na região central, que serve de referência para a construção do Eixo Monumental, em Maringá, com espaço para convivência de pedestres e menos carros no espaço.


Pela programação, também ocorrerão apresentações de soluções inteligentes e por fim a palestra "Planejando a Cidade do Futuro", com Pere Navarro, delegado especial para o Consórcio da Zona Franca de Barcelona e ex-prefeito de Terrassa.


"Muitas vertentes em debates para Cidade Inteligente em aplicação das ODS e sustentabilidade, além de palestras nas áreas de tecnologia e inovação direcionadas ao urbanismo digital que engloba carros elétricos, energia solar, câmeras inteligentes entre outros, com aplicativos de mapeamento da cidade desenvolvidos para setores de limpeza urbana, segurança, infraestrutura, zeladoria no geral do município. Vale ressaltar o conhecimento proposto de aplicabilidade do uso de informações na geração de dados com maior rapidez de indicadores sistêmicos para a cidade,” destacou Bruna Barroca.

A Smart City Expo World Congress 2021 apresenta novidades de empresas da Espanha e do mundo relacionadas à inteligência artificial, energia e meio ambiente, mobilidade, governança, vida e inclusão, economia inovadora, infraestrutura em edificações e segurança urbana.


11 visualizações0 comentário