top of page

Eventos abordam planejamento urbano e futuro sustentável das cidades



A Prefeitura de Maringá investe em iniciativas sustentáveis alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta semana, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) realiza dois eventos para tratar de planejamento urbano e o futuro sustentável das cidades.

O primeiro é o Fórum “A cidade e os ODS”, que ocorre nesta quinta-feira, 18, no Centro de Ação Cultural (CAC). O segundo é o Encontro de Institutos de Planejamento do Brasil, que vai reunir representantes de 14 cidades nesta sexta-feira, 19, no Paço Municipal.


"Vamos debater sobre como podemos contribuir para uma cidade mais sustentável. Vamos ouvir e discutir sobre esse assunto com especialistas locais, regionais e nacionais para nos inspirar e disseminar conhecimento para o bem da comunidade", considera a diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca.


O objetivo do Fórum “A cidade e os ODS” é debater sobre as principais metas sustentáveis da ONU e a importância da participação da população na construção das políticas públicas. O prefeito Ulisses Maia participará do evento como palestrante, além de outros gestores e especialistas em gestão sustentável.


Já o Encontro de Institutos de Planejamento vai abordar o aprimoramento da gestão das cidades, com foco na inclusão e sustentabilidade. O evento será fechado. Participam representantes de outras 13 cidades que fazem parte da Rede Nacional de Institutos de Planejamento: Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), São Luiz (MA), Rio de Janeiro (RJ), Macapá (AP), Redenção (PA), Curitiba (PR), Apucarana (PR), Londrina (PR), Caruaru (PE), Sobral (CE), Niterói (RJ) e São Paulo (SP).


AGENDA:

• 18 de agosto: Fórum “A cidade e os ODS”, no CAC (Avenida XV de Novembro, 514, a partir das 19h)

Palestrantes e Participantes:

- Ulisses Maia - prefeito de Maringá

- Élcio Batista - vice-prefeito de Fortaleza (CE) e superintendente do Iplanfor

- Keli Guimarães - superintendente Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná

- Alex Marques Rosa - coordenador de Programas do ONU Habitat

- Tomaz Ramalho- assessor técnico GIZ no Projeto Andus

- Zuleica Goulart - coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis

- Swami Lima- assessor especial do gabinete do prefeito de Caruaru (PE)

- Carlos Kryhtine - diretor executivo do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (RJ)

- Priscila Brustin - coordenadora geral do Comitê Maringá do Movimento Nacional ODS


• 19 de agosto: Encontro de Institutos de Planejamento, no Paço Municipal, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Evento fechado com a participação de representantes de Maringá e outras 13 cidades

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page