top of page

Encontro nacional de institutos de planejamento coloca Maringá em destaque



Maringá é destaque nas práticas ESG - sigla em inglês para ambiental, social e governança - relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A gestão municipal, que busca incorporar práticas sustentáveis à sua estratégia e modelo administrativo, promoveu na semana passada o Encontro de Institutos de Planejamento do Brasil, que reuniu gestores e especialistas em planejamento urbano de 14 cidades brasileiras.


O encontro, que reuniu cidades que possuem institutos de planejamento ou alguma política de desenvolvimento sustentável, incluiu dinâmicas interativas, debates e outras atividades. “Trocamos informações e apresentamos o que cada prefeitura faz para que as cidades cresçam organizadas, com sustentabilidade e inclusão”, explica a diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca. “Há cidades que já trabalham com o planejamento sustentável há 20 anos e podem ajudar os municípios que começaram recentemente”, acrescenta.


Esse é o segundo encontro da Rede Nacional de Institutos de Planejamento. O primeiro foi realizado em junho, em Fortaleza (CE). Em breve será divulgado o local do próximo evento.


Além de Maringá, participam representantes de outras 13 cidades que fazem parte da Rede Nacional de Institutos de Planejamento: Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), São Luiz (MA), Rio de Janeiro (RJ), Macapá (AP), Redenção (PA), Curitiba (PR), Apucarana (PR), Londrina (PR), Caruaru (PE), Sobral (CE), Niterói (RJ) e São Paulo (SP).


′Maringá pronta para o futuro′ - Entre as ações sustentáveis da Prefeitura estão: realização de audiências públicas com a comunidade nos bairros, substituição do uso de papel por atendimentos online, projetos ambientais, plano de metas das secretarias e implantação de iluminação fotovoltaica, além de projetos como Selo Ipê e o Moeda Verde, entre outros.

Kommentit


Post: Blog2_Post
bottom of page