Fórum para planejamento e desenvolvimento urbano é lançado com apoio da FNP e WIR Brasil


Iniciativa será voltada para secretárias e secretários do setor e vem como instrumento para promover mais sustentabilidade nas cidades

Com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do WRI Brasil, foi lançado, nesta sexta-feira, 22, o Fórum Nacional de Secretárias e Secretários Municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, instrumento que vai promover o desenvolvimento urbano sustentável nas cidades. Entre as propostas, estão a troca de experiência e conhecimento entre os participantes e a organização e articulação para posicionamento sobre pautas dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.


Para a FNP, o planejamento e o desenvolvimento urbano são agendas fundamentais para as cidades, uma vez que são essas áreas que permitem a prefeitos e prefeitas a identificação das reais necessidades da população e, consequentemente, a promoção mais efetiva dos serviços e recursos públicos.

O prefeito de Apucarana/PR e vice-presidente de Licenciamento de Obras e Empreendimentos da FNP, Junior da Femac, participou do lançamento do Fórum e reforçou que a iniciativa vai contribuir para o fortalecimento dos municípios e para a qualidade de vida das pessoas.


Jeconias Júnior, coordenador de Articulação Política da FNP, também participou do encontro e comemorou o lançamento do Fórum. “A missão da Frente é conectar cidades e não conseguimos fazer isso sem conectar pessoas, as histórias das pessoas que constroem as cidades,” ressaltou.

Representando o WRI Brasil, Henrique Evers destacou que o Fórum será “um espaço de troca e de conjunção de agendas para essa área de planejamento e desenvolvimento urbano nas prefeituras, que muitas vezes fica aquém nas prioridades das decisões municipais. E essa é uma agenda que agrega muito para as cidades”, frisou.



Bruna Barroca, diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá/PR, destacou a importância e relevância da discussão do planejamento visando o desenvolvimento urbano das cidades com foco sempre no bem-estar do cidadão, o maior patrimônio de qualquer município.




Participaram também do evento virtual Carolina Baracat, secretária de Planejamento e Urbanismo de Campinas/SP; Denise Rech, presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas/TO; Sergio Ferrari, presidente da Emurb e secretário de Infraestrutura de Aracaju/SE. (inf: Jalila Arabi/Livia Palmieri fnp.org.br/)

5 visualizações0 comentário