Arquiteta do IPPLAM é eleita nova presidente do Fórum Unicidades



Bruna Barroca, diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá IPPLAM, foi eleita presidente do Fórum Nacional de Secretárias e Secretários Municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, que conta com apoio da Frente Nacional de Prefeitos e World Resources Institute-Brasil. O Fórum Unicidades divulgou, nessa quarta-feira, 15, o resultado das eleições para a nova presidência. A arquiteta e urbanista maringaense Bruna Barroca foi eleita para comandar a entidade, que conta com apoio da FNP e do WRI Brasil.


O objetivo do Fórum Unicidades é formar um espaço compartilhador de referências, com atividades para intercâmbio de ideias, conexão com outras redes de parceiros e envolvimento mútuo para captação de recursos federais, desenvolvimento de projetos e aplicação de instrumentos urbanísticos.

Entre os temas abordados pelo fórum estão questões climáticas, desigualdades intraurbanas, saneamento básico, captação de recursos, desburocratização, regularização fundiária, vazios urbanos, condomínios fechados, expansão de áreas urbanas, licenciamento ambiental, gestão de áreas verdes, entre outros. Sérgio Ferrari, presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e secretário de Infraestrutura de Aracaju/SE, e Renato Barandier Júnior, secretário de Urbanismo e Mobilidade de Niterói/RJ, dividirão a vice-presidência do Fórum lançado em outubro deste ano. Atualmente, o Fórum possui gestores de 37 municípios de todas as regiões. A eleição foi realizada entre os gestores de diversas partes do país que demonstraram interesse em participar do comitê de governança da iniciativa. (inf Jalila Arabi Paula Aguiar)

56 visualizações0 comentário