top of page

Após audiência pública, Prefeitura vai enviar à Câmara projeto de lei para criação de eixo comercial



A Prefeitura, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), realizou audiência pública na terça-feira, 9, para ouvir a opinião da população sobre a criação de um eixo comercial na rua Pioneiro Ercílio Silva. A reunião foi realizada na Escola Municipal Joaquim Maria Machado de Assis, no Jardim Paulista, e envolveu moradores e representantes de cinco bairros da região norte da cidade. Os participantes aprovaram a proposta e, agora, a gestão municipal vai encaminhar o projeto para ser votado na Câmara de Vereadores.

Foi uma audiência muito positiva. Os participantes concordam que a criação do eixo comercial só trará benefícios e desenvolvimento para essa região da cidade”, avalia a diretora presidente do Ipplam, Bruna Barroca.


O projeto do eixo comercial está previsto para um trecho de um quilômetro da Rua Pioneiro Ercílio Silva, o que beneficiaria moradores dos bairros Guaiapó, Jardim Paulista I, III e IV e do Novo Paulista. Os participantes da audiência pública tiveram oportunidade de opinar e tirar dúvidas, abordando questões como o tipo de comércio, zoneamento, impostos, prazo para implantação, entre outros.


REGRAS - O gerente de Ordenamento Territorial do Ipplam, Guilherme Bordin, informa que a implantação de eixo de comércio e serviço em Maringá está prevista na Lei de Uso e Ocupação do Solo, do início da década de 1990. O decreto 921/2021 indica quais segmentos podem atuar em um eixo comercial, sendo mais de 500 atividades listadas, entre permitidas e proibidas. Uma empresa do setor de manutenção de aeronaves, por exemplo, só pode ter escritório em um eixo comercial, sendo proibida a venda de produtos.


O debate com a comunidade é permanente no Ipplam. Em dezembro do ano passado foram feitas audiências para quatro eixos de comércio e serviços na cidade.

Clique aqui e saiba mais sobre os eixos comerciais de Maringá.

Post: Blog2_Post
bottom of page